quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Já temos os nossos cartões de sócio!


Cortesia da nossa sócia fundadora, e designer, Vanea Cêra. Desde já o nosso muito obrigado! É sempre bom ter um cartão de sócio do PCA, também podemos fazer pagamentos com "PCA" ou "Alentejan Express"!
Em breve faremos chegar os cartões ao sócios!

Um velhinho anúncio de de Natal

Eram estes os presentes de Natal de então. Estavam dependentes da energia dos seus futuros donos e não da energia eléctrica de que hoje quase todos os aparatos (desde as PS3 até ao carrito telecomandado) lúdicos estão dependentes.
Para um Natal saudável, dá um presente de 2 rodas e a pedais!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ladrón de Bicicletas

"En una zona suburbial de Roma, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), un obrero en paro desde hace dos años, encuentra trabajo como fijador de carteles, pero para poder desempeñar su labor correctamente, necesitaría una bicicleta. La situación económica del país es desoladora. Italia acaba de salir de la Segunda Guerra Mundial y Antonio ha empeñado la bicicleta que tenía. Maria (Lionella Carell), su mujer, empeña las sábanas para poder recuperar la bicicleta pero en un buen día, en un descuido, un joven desesperado le roba el vehículo a Antonio. Es Sábado y Antonio se propone recuperar la bicicleta antes de que vuelva a llegar el lunes para reemprender el trabajo. Acompañado de su hijo Bruno (Enzo Staiola), Antonio emprende una dura y angustiosa jornada de búsqueda hasta que la desesperación le lleva a contemplar un enorme aparcamiento de bicicletas aparcadas y sin vigilancia".

Parece mentira que, hoje em dia, isto fosse o argumento para o desespero de uma pessoa. Como muda a sociedade e como mudam os valores. Será que alguma vez ouviremos o termo "Bikejacking"...


Bicicletas en la nieve


Ante la falta de combustible, algunos norcoreanos usan bicicletas para trasladarse. En la imagen se puede observar uno de los edificios colosales construidos en la capital. Por lo menos mientras pedalean calentan un poquito.

O Carteiro, "de Pasteleira", de Pablo Neruda

A bicicleta foi um veículo fundamental neste filme, algo que apesar de não ser notório tem tanta importância quase como uma personagem secundária... ninguém imaginava este carteiro entregar a correspondência ao Nobel a pé...
Grande filme, excelente livro de Skármeta, grandes histórias...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O PCA fez-se representar no Encontro de Carros Clássicos de Évora


Tardámos em publicar a fotografia do encontro, mas como diz a sabedoria popular: "mais vale tarde que nunca"!
Está para breve a 1º Encontro de Bicicletas Clássicas de Évora!
Aquele abraço.
P.S.
Se o encontro de carros clássicos foi um êxito, as nossas pedaleiras também ajudaram, nem que fosse por umas escassas horas!

O regresso de "pasteleira" "Made in China" dos Guns n' Roses

Ainda não ouvi o disco (não sei se voltaram aos grandes êxitos que os tornaram célebres, apesar da ausência de Slash, Duff MacCagahn e algum mais que não me lembro!), mas a capa do mesmo merece destaque aqui no blog! Como não somos a "pérola do Oriente" aqui não há censura a este disco. Fica a imagem!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os benefícios da bicicleta - Autor Desconhecido

E há para aí um estudo a dizer que Portugal é o 3º país mais infeliz da UE! Andemos mais de bicicleta do que de carro que, por vezes, só temos para dizermos que temos e para pagar a hipoteca ao banco!
Quem é que precisa de um BMW, ou outros carros de grande cilindrada, para fazer menos de 10 mil quilómetros por ano? Ou para ir às compras ao local do "passeio dos tristes" (sem ofensa, eu também lá vou)?
Pedalemos, pois quem "pedala" seus males espanta!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

"Bicicletas de Museo en Ourense"

O pin da "Panzani"

No "Encontro de Automóveis Antigos de Évora", no fim-de-semana que passou pudemos comprar alguns "pins" de coleccionismo relacionados com a temática de veículos antigos. Apesar de escassos também tinham de bicicletas. Encontrámos apenas dois. Aqui temos o pin da "Panzani", que cremos ser uma famosa marca de "pasta" italiana na qual a figura do "cura" montado na sua pasteleira é uma imagem de marca. Um "Don Camilo" que detesta o alcaide comunista, mas adora a sua massa italiana...

A "yé-yé" do Fadista!!!

Aqui está a "pedaleira" do nosso amigo e membro fundador Duarte! Esta bicicleta tem um ritmo muito característico e português, o ritmo do fado. Lento quando é necessário, gingão e "marialva" quando se quer! Grande Duarte, agora só faltas tu montado nela e a cantar o fado! Dia 16 de Maio de 2009 (???) temos de o fazer! (E nos outros passeios também!).

Cycles de Dion-Bouton, 1925

O que seria o nosso clube sem a presença feminina? Por isso aqui vai um postal histórico de publicidade de uma bicicleta com quadro de mulher.
Dedicado às nossas sócias. A estética dos anos 20, junto com a "Lassie", confere uma classe particular ao postal.

Gérard Castello Lopes, Portimão, 1957

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

As nossas "Pasteleiras"





Algumas já rodam, outras ainda estão na "Box", em processo de restauro ou de arranjo. A sede do clube é, sem dúvida, a garagem do Sr. Hipólito, o nosso mais importante membro pois deixa-nos guardar todo esse "ferro velho" na sua garagem. Em breve esperamos colocar mais imagens das "brutas" dos nossos escassos, mas importantes, membros. Por enquanto, vamos publicando estas.

Passeio de Domingo


Sentados no banco em plena Praça do Giraldo, que prazer foi fruir uma bela tarde solarenga em boa companhia. Que bonita é a cidade de Évora! Façamos algo por ela, já há algum tempo que a sentimos um, tanto ou quanto, triste...

Pedalar Devagar

Sugestões em duas rodas: "Pedalar Devagar"


Um extracto do livro:
«Ansiosos por vencer os vinte quilómetros que faltavam, pedalávamos (...) Ao longe, como que num pedestal, o esplendor arquitectónico ia crescendo, dominando o planalto. As nossas pernas exaustas transformaram-se então em potentes máquinas, modernas e velozes. Já muito perto, percorremos as ruas engarrafadas e o emaranhado de prédios que escondiam a almejada jóia. E, subitamente, lá estava ele, o majestoso, o magnífico palácio de Inverno do Dalai Lama: o Potala (...) Tinha sido o mês mais duro da viagem, talvez o mais duro da minha vida, aquele em que tive de lutar mais, em que as condições foram mais adversas, em que a comida era tão escassa que me fez perder quinze quilos, em que as doenças apareceram e as pessoas eram praticamente inexistentes.»


Pedalar Devagar: Uma Viagem de Bicicleta pela Ásia
Autores: Valérie e Gonçalo Fonseca
Editora: Bertrand

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entrevista ao famoso coleccionador brasileiro Marcelo Afornali

Fotos do "V Encontro Nacional de Bicicletas Antigas" na Burinhosa

Já não é a primeira vez que referimos este encontro na Burinhosa, mas o que não foi referido foi a boa organização e a simpatia de todos os intervenientes. Havia de tudo, desde os que se iniciavam nas pedaladas das pasteleiras (como nós enquanto clube!), os peritos do restauro e da manutenção destas belas máquinas e aqueles pintas que apenas retiram uma vez por ano a sua bicicleta de dentro do galinheiro! De facto, havia de tudo, o que confere à actividade um maior interesse e colorido.
Para além das T-shirts, a organização teve a atenção de nos oferecer uma fotografia de época (que aqui publicamos) que retrata bem o ambiente "old school" que se viveu nesse dia por terras do Conselho de Alcobaça...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A pedalar pelas ruas de Leiria


As ruas de Leiria estão cheias de história, ainda pudemos desfrutar da vista de um belo castelo e descobrir "gatos negros" como arte de calçada portuguesa.
A par de um belo cafézinho, e de "H2O" para hidratar, em plena praça Rodrigues Lobo, trilhámos muitas das ruas de o Padre Amaro percorria na obra do Eça.
Foi um pequeno passeio, apenas uma manhã, mas esteve repleto de bons momentos dos quais destacamos o concerto de "Mariza e amigos" em Pombal e da falta de travões nas nossas bicicletas aquando das descidas pelas encostas do castelo de Leiria... já se sabe, calços chineses em jantes ferrugentas é o que dá!

O PCA a caminho das margens do Lis e do Lena

É pouco usual ver suportes de bicicletas a levar este tipo de velocípede. Até em cima dos carros as nossas máquinas dão nas vistas! Que o diga os nossos sócios fundadores Elsa e Cajó que cruzaram o nosso Alentejo para um passeio informal por a bela cidade de Leiria. O "Ve" (o super clio da nossa amiga) foi o fiel corcel, o Rocinante, o Jolly Jumper, das nossas belas máquinas!
Pena umas pessoas que nós conhecemos (não sei quem!) terem um problema com o calendário...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O PCA também esteve no "ÉvoraBike"

O mês de Outubro trouxe à cidade o dito fim-de-semana mais "betetista" de Portugal. Que slogan mais elitista e imbecil (apesar da organização e todos os interveniente estarem de parabéns)! E para contradizer esse malogrado slogan o PCA fez-se representar no passeio nocturno e os faróis das nossas "brutas" iluminaram com alegria e com um toque "vintage" as ruas de Évora. A julgar pela reacção dos participantes, as pasteleiras nunca ficaram fora de moda!
De mola nas calças, dínamo a rolar, lá foram os sócios fundadores pedalar ao ritmo que tem estereotipado o nosso Alentejo... lentamente, mas contentes!

O PCA no "V Encontro Nacional de Bicicletas Antigas"




A primeira actividade em que o PCA participou oficialmente, representado por dois elementos, foi no "V Encontro Nacional de Bicicletas Antigas" na Burinhosa, no passado mês de Agosto. E que ambiente pudemos viver! Mais de 200 bicicletas animaram e rodaram desde a Burinhosa até S. Pedro de Moel (com um percurso de volta através da Praia das Paredes). Aproveitem e vejam as fotografias deste encontro e os bons ares do nosso Atlântico...
Para o ano vamos voltar, podem crer!

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce..."

E assim foi, caros amigos! Após algum tempo, alguns passeios, alguns arranjos (nas bicicletas, principalmente!) e de muito amor pelas nossas "brutas", nasceu este projecto do "Pasteleira Clube do Alentejo".
Este vai ser o espaço onde poderemos divulgar as actividades e divagações do nosso clube e onde, também, nos manteremos abertos e receptivos a tudo o que sirva para promover os passeios e actividades de duas rodas (especialmente antigas).